Notas de campo
Apresentação do Azimute 5
Tu és o teu próprio mestre na Vida em Campo!
O Azimute 5 é uma experiência que empodera e capacita quem a vive porque se trata de um conjunto de atividades de natureza, onde é possível trabalhar a Vida em Campo, num modelo em que cada um aprende ao seu ritmo, pratica e partilha.
O Escutismo é o desafio base para esta projeto que assenta em atividades de aprender-fazendo, que incidem sobre um conjunto de técnicas simples de orientação, de vida em campo e de Pioneirismo.
Estas experiências de vários dias em campo, para além da auto-capacitação e do desenvolvimento integrado, procuram ainda sensibilizar para o respeito pela natureza, pela preservação dos recursos, pela segurança e pelo respeito pelos espaços que a todos pertencem.
Aprender-fazendo é o compromisso assumido pela equipa de facilitadores e também por aqueles que decidem viver a experiência, estando disponíveis para trabalhar soluções em áreas como a cozinha em campo, a orientação no terreno, a construção de abrigos na natureza, as técnicas de nós e amarrações, a criação e manutenção de fogo controlado, o manuseamento de ferramentas de corte. Estes desafios de superação pessoal, tornam cada participante mais capaz de viver em campo ou que também acrescenta valor à sua capacidade de sobreviver na natureza, quando se colocar essa necessidade.
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes trabalham-se, exercitam-se, colocam-se à prova, renovam-se, tornam-se motores de mais conhecimento, de mais prática e de mais vida em campo.
Aprender-fazendo para saber ensinar, levando a que outros, os que nos estão confiados, possam também aprender através do exemplo, do incentivo que lhes é dado, da promoção de atividades em campo e da partilha franca e aberta.
Saber-saber é saber-fazer de forma segura e utilizar essa capacidade para querer-fazer e este processo torna-se cíclico e altamente renovador.
Experiências para todos!
Atividades para escuteiros e também para escolas, famílias, grupos da sociedade civil
Apesar de o Escutismo e as razões da sua fundação estarem altamente ligadas à vivência na natureza, à exploração do campo e à experimentação da vida no exterior e também porque este movimento prepara para a vida, o Azimute 5 não se esgota no acompanhamento a adultos do Movimento Escutista, mas, e de forma muito concreta, é aplicável a todos os indivíduos, famílias, comunidades e sociedade.
A vida nas grandes cidades e áreas urbanas e a pressão sobre os espaços rurais e de natureza, em crescendo desde a fundação dos primeiros assentamentos humanos, levou a que as pessoas procurassem mais conforto, segurança e bem-estar, o que é legítimo, mas, em simultâneo, tornou-as menos capazes, menos resilientes, mais dependentes de sistemas e tecnologias e muito menos criativas.
O campo e os espaços naturais, oferecem um imenso conjunto de condições para aí se viver e até sobreviver, em contexto de emergência, crise ou catástrofe. Dar a conhecer a natureza, os seus recursos e as suas oportunidades, é objetivo do Azimute 5, complementado com a exploração de técnicas de vida em campo, que vão desde saber orientar-se, saber abrigar-se, saber fazer fogo de forma natural ou saber cozinhar. Tudo isto capacita cada pessoa ou cada grupo de pessoas, levando-as a, através da tentativa-erro, do aprender-fazendo, experienciar, compreender, aprender e aplicar um conjunto de técnicas simples que tornam a vida em campo mais segura, mais respeitadora e mais confortável até.
Estar capaz de viver com o que a natureza nos disponibiliza, utilizar esses recursos de forma a respeitar a continuidade e a sustentabilidade dos nossos ecossistemas, ensinar e evoluir, eis o programa que o Azimute 5 convida a viver.
A vida em campo é um apelo magnifico e uma oportunidade de melhorar a nossa condição física, anímica, espiritual e relacional. Somos seres da natureza, aspiramos ao contato, à vivência e ao respeito.
O Azimute 5 desassossega porque coloca cada pessoa no centro da sua própria aprendizagem, levando-a a experienciar uma forma de vida para lá do conforto das nossas casas, das nossas vidas, entrando no campo das nossas concretizações.
Testemunhos
Mocho Poeta – Nuno Sobral Camelo | Dirigente Agrupamento 320 Évora
Ser Dirigente do Corpo Nacional de Escutas! Uma das missões mais exigentes que tive oportunidade de realizar na minha vida.
Quando dispomos as nossas mãos, as nossas ações e o nosso tempo para as colocar ao serviço dos outros, estamos a dispor da nossa vida e temos que ter noção da responsabilidade aí traduzida.
Ao longo da minha caminhada escutista, já com 25 anos de envolvimento, fui-me afirmando no ideal escutista através da comunicação, do acompanhamento aos jovens, da escrita, da animação, da animação na Fé, fazendo uso da minha sensibilidade pessoal, da minha espiritualidade e oferendo oportunidades de crescimento integrado.
A Vida em Campo, o Pioneirismo, a Técnica Escutista, as Técnicas de Sobrevivência, foram sempre assegurados por outros, num excelente trabalho de equipa, cada um fazendo uso dos seus dons. Fogo, corte, abrigos, cozinha em campo, orientação, nós e amarrações.
O Escutismo apela à saída, à vida em contacto com a natureza, ao respeito pelos recursos, ao contributo pela preservação da nossa Casa Comum, essa é a sua descrição por natureza: viver lá fora o ideal de B.P, promovendo atividades capazes de levar cada rapaz e cada rapariga a experienciar possibilidades de crescimento integrado, respeitando os outros, vivendo a Fé, mas amando a natureza e sobretudo criando oportunidades que não se encontram noutros ambientes juvenis.
Só quem conhece pode amar, e quem ama cuida. Por isso, para conhecer a natureza e para entender a melhor forma de tirar partido dos seus recursos de forma sustentável, é preciso saber estar em campo, viver em campo, observar, escutar, cheirar a natureza, orientar-se de dia e de noite, ler a paisagem e os seus mosaicos, as suas mudanças, identificar segurança e perigo, sentir o “lá fora” com o mesmo conforto da nossa casa. Viver o Campo!
Para mim o segredo, depois de ter deixado durante muitos anos esta aposta para mais tarde, foi viver a experiência Azimute 5. O objetivo nunca foi apenas conseguir mais conhecimento para mim, foi sempre ganhar estaleca para, mais uma vez, proporcionar experiências integradas aos meus rapazes e raparigas.
O Azimute 5 é um laboratório natural com um protocolo muito apertado de proteção do que é de todos: a Natureza, a Casa Comum. Com a metodologia de trabalho desenvolvida, assente no CHA - Competências, Habilidades e Atitudes, e no aprender fazendo, este projeto fez comigo o que pode fazer com qualquer jovem-adulto ou adulto: tornou-me capaz, mostrou-me a possibilidade de fazer melhor, de conhecer mais, e isso fez-me sentir empoderado (nem imaginam como foi construir o primeiro abrigo e depois dormir lá dentro!) isso fez-me sentir mais útil, mais preparado.
O Azimute 5 leva a que possas aprender-fazer, de forma acompanhada, para passares a querer-fazer em todas as oportunidades o que te leva a saber-fazer e a querer-partilhar. É magnifico como na simplicidade do que temos à disposição, eu me superei, encontrando-me hoje melhor do que eu próprio e mais habilitado para continuar a acompanhar rapazes e raparigas, oferendo um conjunto de oportunidades educativas que mais nenhum movimento consegue oferecer com tanta integração.
Se o Azimute 5 é para mim, então o Azimute 5 é para todos!
Panda Sonhadora | Participante de um curso em 2023
O Azimute5 é uma atividade que nos ensina as bases de vida e sobrevivência em campo, mas é muito mais que isso. O Azimute5 é sobre aprender e ensinar, sobre nos desafiarmos para crescer e procurar sempre cada vez mais.
É sobre estarmos num ambiente seguro para errar porque temos ao nosso lado alguém para nos apoiar! É sobre estarmos juntos à volta da fogueira, na simplicidade da natureza e vivermos o espírito de campo onde somos irmãos e podemos ser nós mesmos. É sobre fazer sopa e pipocas, fumar peixe e carne, cozinharmos juntos na fogueira e partilharmos ingredientes e histórias.
Para quem quer saber mais sobre a vida em campo, participar no aZimute 5 é uma óptima forma de começar!